Nota Oficial da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo, por meio da Vigilância em Saúde, vem esclarecer um Vídeo que está circulando na rede, onde o prefeito de Campos dos Goytacazes, município do estado do Rio de Janeiro, junto a coordenadora de Vigilância em Saúde diz que o caso positivo deles foi importado de Amparo.

Gostaríamos de informar que a Vigilância Epidemiológica de Amparo, está acompanhando todos os casos suspeitos da cidade e NÃO TEMOS
CASOS confirmados até o presente momento.

Ao investigar o ocorrido soubemos que houve uma Convenção, de uma grande Indústria Farmacêutica, em algum hotel da cidade (o qual também não fomos informados), com participantes de todo país.

Não é possível admitir e / ou garantir que a pessoa em questão adquiriu o vírus na cidade, pois o "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença, e que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso do Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias, podendo ter se contaminado, no aeroporto onde existem muitas pessoas, dentro do avião, durante a convenção que teve duração de 09 a 13 de março, ou ainda novamente no trajeto de volta para sua casa, uma vez que a cidade de Amparo não tem casos positivos de COVID-19.

Esclarecemos que estamos trabalhando muito, e com total transparência, para evitar que essa doença dissemine em nossa cidade, e que qualquer caso por nós, investigado e positivo será informado imediatamente à população.

Secretaria Municipal de Saúde de Amparo