Nota Técnica Coronavírus/Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, vem através deste esclarecer algumas que dúvidas ao logo da semana estão circulando no Município.

• Quanto a demora do resultado dos exames enviados pelo Instituto Adolfo Lutz, estamos diariamente entrando no sistema do laboratório para verificar o status dos exames e os mesmos encontram-se em análise.
  • Em contato por telefone com o Instituto Adolfo Lutz, o mesmo informou que estão priorizando os casos graves internados e os óbitos.
  • Importante ressaltar que o laboratório de Análise do Estado de São Paulo é um laboratório epidemiológico e não de diagnóstico, portanto.

Todo paciente suspeito de coronavírus está sendo tratado como caso positivo, não alterando as condutas médicas. O resultado do exame tem utilidade para confirmar a circulação do vírus no município e não definir conduta e tratamento da doença.

Diante disso, a secretaria municipal de Saúde continua recomendando o isolamento domiciliar e distanciamento social, de todos que não forem profissionais de Saúde da linha de frente do enfrentamento da doença, até 7 de abril de 2020, conforme decreto número 64.879, de 20 de março de 2020, que “reconhece o estado de calamidade pública, decorrente da pandemia de Covid-19, que atinge o Estado de São Paulo e dá providências correlata” do Estado de São Paulo.

• Quanto a aquisição dos testes rápidos, informamos que a maioria dos testes validados pelo Ministério da Saúde, tem eficácia de aproximadamente 75%. Por este motivo, a secretaria de Saúde está avaliando a possibilidade de compra dos kits para:

.     Pacientes internados com suspeitas de vírus

.     Profissionais de Saúde de linha de frente do atendimento Covid-19

• Estamos trabalhando diariamente para informar todas as ações realizadas com total transparência possível e todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Atenciosamente,

Marina Leitão David