Prefeitura de Amparo através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania divulga balanço das ações do mês de abril.

Durante a pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania está funcionando de portas abertas à população amparense, obedecendo as orientações de distanciamento social nos atendimentos.

Programa Bolsa Família e Auxílio Emergencial - Gestão do Cadastro Único Municipal

● 91 benefícios normais do Bolsa Família.
● 338 benefícios emergenciais de R$ 600,00.
● 532 benefícios emergenciais de R$ 1.200,00.
● 60 benefícios emergenciais de R$ 1.800,00.
● 1.021 famílias beneficiadas no total.
Obs: esses números são referentes somente aos inscritos no CadÚnico, perfil Bolsa
Família.

Benefício Eventual - Cesta Básica

● Distribuição de alimentos às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que têm crianças na rede pública de ensino, de acordo com decreto municipal, em parceria com a Secretaria de Educação.
● 613 famílias atendidas com cestas básicas (mensal) e kits hortifruti, ovos, pães e leite (semanal).
● 1.604 entregas no total.

CRAS - Centros de Referência de Assistência Social

● Acolhimento e orientações por telefone e presenciais sobre o Auxílio Emergencial e Auxílio Merenda.
● Ponto de distribuição de cestas básicas e kits hortifrutigranjeiros.
● Acesso ao BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros benefícios sociais e previdenciários, consultas e orientações quanto ao Cadastro Único.
● Elaboração de currículos, teletrabalho e vídeos educativos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
● Acompanhamento das famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família através de contato telefônico.
● 950 atendimentos totais CRAS 1 - Jardim Brasil.
● 1.100 atendimentos totais CRAS 2 - São Dimas.

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Abordagem Pessoas em Situação de Rua.
● 18 pessoas em situação de rua abordadas para levantamento de demandas para acolhimento no Albergue e orientadas sobre a prevenção ao coronavírus.
● 19 receberam kits de higiene pessoal.
● 63 atendimentos totais, no CREAS, às pessoas em situação de rua.

Parceria na entrega de kits de limpeza recebidos em doações da sociedade civil:
● 16 kits no Vila das Pedras.
● 40 kits no Planalto da Serra.

Equipe PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos e MSE - Medida Socioeducativa:
● Monitoramento e atendimentos dos casos envolvendo violação de direitos, respeitando as orientações da OMS.

Parcerias com Entidades

● Revisão de 30 planos de trabalho que recebem recursos públicos para adaptação à emergência do Covid-19.

Aditivo financeiro para entidades que atendem ao público prioritário:
● Lar dos Velhos: recurso extra para contratação de profissionais em substituição aos
funcionários do grupo de risco afastados e para compra de materiais de limpeza e
higiene.
● Casa do Caminho Paulo de Tarso (Albergue): recurso extra para contratação de
profissionais para atendimento 24 horas às pessoas em situação de rua.