Odonto Bebê Hospitalar Neonatal leva odontologia a recém-nascidos de Amparo

A Secretaria de Saúde da Prefeitura da Estância de Amparo iniciou nesta semana o programa Odonto Bebê Hospitalar Neonatal, que leva odontologia aos recém-nascidos do município. Com isso, fica garantido aos bebês acompanhamento desde o primeiro minuto de vida, a fim de que problemas como língua presa e similares possam ser tratados de forma precoce.

A coordenadora de Saúde Bucal explica que o programa foi implementado após dentistas da rede de saúde do município observarem crianças com esse problema em fase mais avançada e que poderia ter sido resolvido prematuramente.

“Essa avaliação, assim que ele nasce, é fundamental, porque se está tudo bem, ok, se não está, é muito simples fazer a incisão nesse ‘freio’ e o liberar. Isso impede que ele fique mais fibroso, mais prejudicial a cada dia do desenvolvimento da criança. E a cicatrização é rápida, é perfeita, e você faz com um colírio anestésico ou laser, e já coloca o bebê para mamar”, explica.

Se não cuidado logo após o nascimento, esse problema pode acarretar em dificuldades na fala, na deglutição e nutrição, piorando ao longo do desenvolvimento do bebê.

Com a implementação do programa, o serviço passa a ser prestado na Santa Casa Anna Cintra todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Caso algum recém-nascido tenha alta hospital no fim de semana, o odontologista irá até o hospital para atender a criança. O objetivo é não deixar nenhum recém-nascido desassistido.