Rede Municipal de Saúde recebe equipamento tecnológico de laser para cicatrizar feridas

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma doação de dois equipamentos de fototerapia da empresa HTM, especialista em equipamentos tecnológicos de saúde e estética. Os equipamentos de fototerapia emitem luzes laser e led que aceleram o processo de cicatrização de feridas complexas e crônicas.

 

Com os dois novos equipamentos, a equipe capacitada da Secretaria de Saúde atenderá pacientes que tiverem a recomendação para o procedimento, após avaliação dos profissionais de saúde. A aceleração na cicatrização proporciona melhor qualidade de vida ao paciente, mais agilidade no tratamento e menor taxa de internação e amputação de membros devido à infecções de feridas crônicas.

 

Além disso, os equipamentos doados pela empresa HTM geram maior economia para o município, pois com eles a rede municipal de saúde não utiliza a quantidade de materiais de curativos que antes utilizava e consegue dar alta para o paciente em menos tempo, diminuindo também o custo do seu tratamento. 

 

Segundo a especialista em tratamento de feridas, Dalila Reis Barbosa, Amparo está à frente das cidades da região na quantidade e tipos de possibilidades de tratamento de feridas com alta tecnologia. “Aqui em Amparo temos 13 produtos para tratamento de feridas, enquanto outras cidades da região tem 5 ou 6. Esses novos equipamentos não existem nem na rede particular de Amparo. Somos pioneiros nesse tipo de tratamento que com certeza vai fazer muita diferença na vida dos pacientes.”, disse Dalila. 

 

As Unidades de Saúde do Silvestre, Arcadas, Camanducaia, Moreirinha e a Equipe Multiprofissional de Assistência Domiciliar já possuem equipamento de laser disponível e as equipes de enfermagem de todas as Unidades de Saúde de Amparo estão passando por treinamento sobre cuidado de feridas. A utilização de métodos que agilizam a cicatrização de feridas buscam evitar a infecção e reduzir o desconforto e a dor de feridas, grandes ralados e queimaduras.