Dia do Campo Limpo: Amparo fará coleta de embalagens de agrotóxico dia 18

A Prefeitura da Estância de Amparo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, realiza na sexta-feira, dia 18 de novembro, o Dia do Campo Limpo: ação em que agricultores poderão entregar à Prefeitura embalagens de agrotóxicos para descarte. O ponto de coleta será no Parque das Águas (antigo Clube do Cavalo), e produtores terão das 8h às 14h para entregar as embalagens.

A ação também abre a Semana do Agronegócio Amparo é Agro, que encerra no dia 27 de novembro.

Poderão ser entregues na ação embalagens usadas de agrotóxicos por produtores do município e da região.

Para isso, serão instaladas duas tendas. Ao final do recolhimento, todo o material será encaminhado para descarte adequado.

A Secretaria do Meio Ambiente também irá integrar a ação com distribuição de mudas de árvores. Haverá ainda orientações sobre o impacto ambiental causado pelo descarte irregular desses materiais e sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no manejo desses produtos.

Logística reversa

Conforme a legislação brasileira, todos os produtores devem, após o uso de defensivos agrícolas, lavar as embalagens e armazená-las. A medida visa evitar contaminação com o produto residual.

Após o processo de lavagem, o agricultor deve armazenar as embalagens vazias com suas respectivas tampas, rótulos e caixas em um lugar adequado, separadas por tipo. Elas devem ser devolvidas na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da nota fiscal até o prazo de um ano após a compra. As embalagens com sobra de produto devem ser devolvidas até seis meses após o vencimento.

Na ação do dia 18 de novembro, serão aceitas todas as embalagens, sem necessidade de apresentação de nota fiscal.

O que: Dia do Campo Limpo
Quando: Sexta-feira, 18 de novembro
Onde: Parque das Águas (antigo Clube do Cavalo)
Horário: Das 8h às 14h